O primeiro dia do 23º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024), nesta segunda-feira (30/10), na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA), localizada no bairro Parque Dez, zona centro-sul de Manaus, foi marcado pela 9ª edição do workshop MÁGICA. A atividade, que teve a presença de estudantes do Ensino Fundamental e universitários, promoveu o contato inicial e a aproximação de crianças, jovens e adultos com o desenvolvimento de jogos eletrônicos.

Realizado pela primeira vez em Manaus, o SBGames 2024 é o principal evento de jogos e entretenimento digital do Brasil, realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e organizado pelo Governo do Amazonas. A programação do simpósio e de outros três eventos de tecnologia simultâneos segue até quinta-feira (03/10) e as inscrições estão abertas no site sbgames.org/sbgames2024.

Na oficina “Criação de Jogos com Scratch”, crianças na faixa etária entre 11 e 12 anos tiveram a oportunidade de dar os primeiros passos no mundo da programação de computadores. Instrutores do Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Emergentes (ThinkTEd), da EST/UEA, ensinaram, com metodologia pedagógica, a usar a linguagem Scratch para criar jogos digitais.

“Scratch é a linguagem mais básica de programação e as crianças estão desenvolvendo um jogo do zero, sob a nossa supervisão, por meio de blocos e figuras que tornam esse aprendizado bem descontraído. É muito importante que elas comecem a ter esse conhecimento logo cedo porque o mercado, cada vez mais, envolve dominar as tecnologias”, explicou o monitor Ícaro Benarrós.

O grupo de crianças participantes do workshop esteve acompanhado da professora Joana Ramos, que leciona em uma unidade de ensino privada da capital e é egressa do curso de Licenciatura em Computação da EST/UEA. “Fico muito feliz que meus alunos estão tendo essa oportunidade que eu só fui ter quando fiz a faculdade”, destacou a docente.

*Game design*

O MÁGICA também promoveu a oficina “Game Design”, destinada a autores adultos de jogos eletrônicos, com a presença de estudantes universitários do país e do exterior, trocando experiências e fazendo networking. Entre os participantes esteve a mineira Gabriela Dâmaso, aluna do Colégio Técnico (Coltec) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

“Essa oficina nos ensina a trabalhar com outras pessoas que a gente não conhece, apresentar novas ideias para outras pessoas. É muito legal porque os monitores estão nos guiando em cada passo”, afirmou a estudante.

Para o diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, realizar o SBGames 2024 em Manaus incentiva a entrada de novos profissionais e a descoberta de novos talentos no Amazonas para o mercado dos jogos eletrônicos. O setor, que gerou US$ 183,9 bilhões globalmente em 2023, é considerado promissor no Brasil por já ter um marco legal já sancionado pelo governo federal.

“Temos centenas de inscritos de todo o país no SBGames Manaus e esse evento é um marco para a UEA. A gestão do nosso reitor André Zogahib é voltada para a inovação e tecnologia, e entende que o mercado de jogos não é brincadeira, mas geração de emprego e renda, oportunidades e produção de ciência e tecnologia de ponta, e está começando a crescer aqui no Amazonas”, declarou o diretor.

*Eventos-irmãos*

Paralelamente ao SBGames, outros três eventos da SBC estão em andamento na EST/UEA nesta semana, sendo: Sibgrapi 2024, uma conferência sobre gráficos, padrões e imagens; SVR 2024, simpósio de Realidade Virtual e Aumentada; e o IFIP-ICEC 2024, conferência sobre computação de entretenimento.

A cerimônia de abertura oficial será realizada no segundo dia do evento, na terça-feira (01/10), às 9h, no auditório da EST/UEA. A programação completa dos quatro eventos simultâneos está disponível no site sbgames.org/sbgames2024.

*Realização*

Promovido pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal, e empresa Tutiplast.

O evento tem apoio das empresas Callidus e TecToy; Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) e Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar, através das marcas Coca-Cola, Fanta, Crystal Purificada e Monster Energy.