A Polícia Federal foi acionada para investigar ataquem em massa nas redes sociais contra o candidato a prefeito de Manaus. Disparos de fake news já foram identificados de um mesmo endereço contra o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas e  o governador.

De acordo com os prints, fica claro o teor eleitoral dos disparos, que chamam Cidade e Wilson de corruptos e em seguida pedem ao eleitor que não vote neles, deixando claro o interesse político há pouco mais de uma semana das eleições.

Os disparos estariam sendo realizador por WhatsApp.

Qualquer pessoa pode denunciar, tanto para a Justiça Eleitoral quanto para o Ministério Público Eleitoral, de forma anônima ou não, essa ou outra conduta que suspeitar ser irregular. Uma das vias possíveis é o aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones tablets nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

app está apto a receber as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Já a apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral. Confira aqui como denunciar.

A eleitora ou o eleitor podem também entrar em contato diretamente com o Ministério Público, por meio da Procuradoria-Geral Eleitoral, para informar quaisquer irregularidades ou fatos ilícitos relacionados às eleições.