O pré-candidato a prefeito de Manaus, Marcelo Ramos (PT), iniciou, na noite de segunda-feira (29/7), uma agenda de reuniões temáticas para a construção do futuro Plano de Governo. Marcelo debateu com militantes e pré-candidatos dos partidos que o apoiam propostas para a área da educação, na sede do Partido dos Trabalhadores (PT), no bairro Centro, zona Sul da capital. Ele é o primeiro a fazer reuniões neste sentido na eleição de 2024.

As propostas apresentadas foram centradas em três eixos: qualidade do ensino, valorização profissional e gestão da educação.
“Iniciamos discussões com a militância dos partidos com o objetivo de fazer um Plano de Governo democrático e plural. Estamos trabalhando na abertura de uma plataforma na internet para que as pessoas possam encaminhar e acompanhar as contribuições. Vamos garantir ensino e alimentação escolar de qualidade, valorizar o professor, abarcando tecnologias, e oportunizar o reforço escolar”, afirmou o pré-candidato a prefeito.

Marcelo Ramos defendeu a ampliação das vagas em creches e a criação do “Pé de Meia Municipal” para estudantes matriculados no Ensino Fundamental para erradicar a evasão escolar.

“Creche é um direito da mãe e da criança. Não dá para creche ser uma loteria com sorteio de vagas. Temos o desafio de aumentar a oferta de vagas. Não vamos nos conformar com nenhuma criança abandonando a escola. Uma criança que abandona a escola é uma tragédia. Não vamos desistir das nossas crianças”, assinala.

O professor Alfredo Rocha defendeu a valorização dos profissionais da educação e o diálogo entre o executivo municipal e a categoria.

“O prefeito deve valorizar a educação. Isso é fundamental. Nós vamos eleger Marcelo prefeito e a valorização da educação passa pela valorização dos professores, construção de escolas, otimização de espaços e diálogo com os profissionais”, disse o representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas.

Próximas reuniões

Nesta terça-feira (30/7) o debate será sobre saúde e ocorrerá também na sede do PT. Os temas das próximas reuniões serão sobre habitação, segurança, cultura, mobilidade, centro, meio ambiente e assistência social.