A Justiça Eleitoral da 59ª Zona Eleitoral mandou derrubar uma fake news contra o deputado federal e candidato a prefeito de Manaus, Alberto Neto (PL). O conteúdo foi compartilhado pelo influencer Will Robson no Instagram.

Com mais de 688 mil seguidores, Robson alegou que Alberto Neto destinou apenas 1,5% de emendas parlamentares para o Amazonas, o que é falso.

E ainda mentou ao dizer que o candidato a prefeito de Manaus votou contra a Zona Franca de Manaus. As teorias são usadas pelo prefeito David Almeida.

A decisão é desta quinta-feira (24), o juiz eleitoral Jean Carlos Pimentel dos Santos afirmou que as provas apresentadas evidenciam que Will vive fora da realidade.

“A divulgação de uma publicação manifestamente falsa e com potencial para confundir o eleitorado interfere diretamente na lisura do pleito, comprometendo a paridade entre os candidatos”

explicou o magistrado.

Se ele não cumprir, pagará multa de R$ 50 mil por dia e terá as contas derrubadas.

A Justiça também enviará uma cópia do processo ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para investigar a conduta de Robson, conforme previsto no artigo 347 do Código Eleitoral.