O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) ficou no meio de uma nova polêmica nesta sexta-feira (20), depois de ver seu maior aliado político na campanha para reeleição a prefeito de Manaus ser oficialmente indiciado pela Polícia Federal por corrupção milionária.

David Almeida agiu nesta sexta-feira nos bastidores da campanha, e reforçou a ordem aos assessores para esconder todas as menções de campanha ao senador. De acordo com a PF, Eduardo Braga se aliou ao senador Renan Calheiros (MDB/AL) e ao senador omero Jucá (MDB-RR), para beneficiar o grupo Hypermarcas, atual Hypera Pharma.

A PF cita que os três receberam propina de R$ 20 milhões aos senadores, por intermédio do empresário Milton Lyra, também indiciado, acusado de ser lobista do MDB, numa cruzeta para aprovar nos anos de 2014 e 2015 incentivos fiscais a empresas.

As investigações derivam da Operação Lava Jato, a mesma que mandou Lula para a cadeia.  O petista é aliado de Braga e do senador Omar Aziz, os dois apoiadores de David Almeida, num plano que pretende manter a Prefeitura de Manaus em 2024 e ainda eleger governador do Amazonas em 2026.

DAVID E BRAGA, VELHOS ALIADOS 

Diferentemente da parceria que firmaram para esta campanha, David e Braga trocaram farpas nos últimos anos. David chegou a dizer em coletiva de imprensa no atual mandato que Braga faz “política de Bodó”, referindo-se à lama.

Os dois, porém, se misturam na política há muito tempo. David Almeida só entrou na política por causa de Braga, de quem foi funcionário antes da vida pública.

Agora, necessitando de verba para tocar a Prefeitura de Manaus e tentar a reeleição, esqueceu as críticas e abriu os braços para o senador, que por conta do novo escândalo de corrupção precisará ser “enterrado” na campanha.

Algumas pessoas têm me perguntado sobre 2026. Eu tenho uma certeza sobre 2026: vou estar ao seu lado (Braga) em 2026, para retribuir todas as ajudas que o senhor tem dado para a cidade de Manaus”, declarou o prefeito, antes do escândalo estourar.

“Dificilmente os prefeitos que estão aqui presentes administrariam seus municípios sem a ajuda do senador Eduardo Braga. Eu duvido que algum deles abriria mão da importância do senador do porte, do prestígio, da capacidade e da competência que o senador Eduardo Braga tem”, disse David Almeida.

Braga reuniu prefeitos do interior na noite do dia 28 de dezembro, em Manaus, em um jantar de confraternização. David Almeida sentou ao lado direito do senador, que sentenciou: “Eduardo Braga e David Almeida: uma parceria de sucesso”, ouvido a retribuição do prefeito. “que não possamos nos afastar mais na amizade, na questão política, e também na parceria pra ajudar o povo”.