Na tarde deste sábado (26), o Guarda Municipal Francisco das Chagas Eugênio de Araújo foi preso após comparecer a uma delegacia em Manaus. A prisão ocorreu em decorrência de um vídeo que circulou amplamente, mostrando o guarda agredindo um homem algemado dentro de um prédio abandonado na região central da cidade.

Após a divulgação das imagens, Francisco das Chagas e outros seis guardas municipais que aparecem na gravação foram afastados de suas funções. A Justiça expediu um mandado de prisão contra Eugênio de Araújo, o qual foi cumprido neste sábado. O guarda deverá passar por exame de corpo de delito e, posteriormente, ser encaminhado ao sistema prisional.

As imagens mostram Francisco das Chagas utilizando um cassetete para espancar um homem que estava algemado em um edifício abandonado, localizado entre a Avenida 7 de Setembro e a Rua Gabriel Salgado. Os demais guardas municipais presentes apenas observaram a cena, sem intervir nas agressões, e chegaram a fazer comentários jocosos sobre a situação.

A Prefeitura de Manaus emitiu uma nota oficial expressando seu repúdio à conduta dos envolvidos, classificando a agressão como um ato de “violência injustificável”.