Fazer de Manaus uma das 3 cidades brasileiras mais transparentes, climatizar paradas de ônibus, criar a Unidade Móvel de Saúde do Homem reduzir em 10% a taxa de mortalidade infantil, aumentar a velocidade dos ônibus. A Manaus que o prefeito David Almeida prometeu em seu plano de governo está bem longe da que ele vai entregar ao final do mandato.

Nossa equipe de reportagem fez um levantamento do que o atual prefeito e candidato à reeleição prometeu e não cumpriu. Em 2020, quando venceu Amazonino Mendes, David prometeu 60 pontos ao eleitor. Ao todo, 18 ficaram pelo caminho.

TRANSPORTE DEFICITÁRIO 

De todas as áreas mais citadas no plano de governo do prefeito, a área de transporte foi a que deixou mais a desejar. A cidade segue com poucos ônibus, pouca mobilidade e sem avanços em novos modais.

Além disso, David Almeida não conseguiu organizar o trânsito e acabar com as paradas de ônibus sem abrigo. Os ônibus sucateados e as ameaças de greve revoltam a população e os rodoviários, que alegam salários e direitos trabalhistas atrasados.

O prefeito alega que não teve dinheiro suficiente para fazer tudo.

“Um prefeito precisa de três coisas para mudar a realidade da sua cidade: tempo, dinheiro e apoio político. Ainda não tive o tempo necessário. A Covid levou um ano da nossa gestão. Eu ainda não tive os recursos necessários. Sou o prefeito que mais pagou dívida na história da prefeitura, e o que menos endividou a prefeitura. Ainda não tive o apoio político necessário. Sofro a maior oposição da história de um prefeito na Câmara Municipal”, afirmou David Almeida em uma entrevista no mês passado.

SAÚDE AGONIZA

Falta de UBS, atendimento precário, fila de madrugada. Uma das promessas mais mirabolantes do então candidato foi criar a Unidade de Saúde do Homem. Não saiu do papel.

E pior. Manaus carece do atendimento básico. Um exemplo é a UBS Megumo Kado, que teve uma aditivo de mais 120 dias no contrato. A empresa que ganhou a reforma faturou R$ 563 mil.

A reforma da UBS Leonor Freitas, na zona oeste da capital, é outro caso complicado. As portas fecharam após mais de R$ 1,035 milhão pagos.

CADÊ A EDUCAÇÃO?

Colocar a irmã no comando da SEMED não foi a única polêmica do prefeito David Almeida nesses últimos quatro anos. A falta de creches, aluguéis de prédios e muita reclamação dos pais marcaram a gestão nesta área.

Manaus é a pior capital do Brasil quando o assunto são vagas para os pequenos: 16%. O projeto “adote uma escola”, que prometia unir comunidade às escolas municipais ficou no papel e comprovou que os critérios de laços familiares para gerir a Educação deu errado.

Professores do CMEI Madre Ana Rosa Gatornoa foram vaiaram o prefeito em maio deste ano, reclamando da falta de estrutura. David saiu sem falar com eles.

David e Dulce foram alvo de uma notificação do TCE por baixa escolarização e alta taxa de analfabetismo.

david3

O QUE DIZ A LEI ELITORAL 

Ao contrário do que muita gente pensa, um Plano de Governo não são meras promessas jogadas ao vento. É uma obrigação de todo o candidato e precisa ser comunicada ao TSE.

Por meio da plataforma Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (Divulgacand), o TSE disponibiliza os programas de governo apresentados por todos os candidatos.

O plano de governo é um documento que apresenta à sociedade todo o planejamento de ações que o candidato pretende executar durante o seu mandato, caso seja eleito.

Trata-se de documentação prevista pela Lei nº 12.034/2009. Todos os candidatos são obrigados a entregá-la para obter registro da candidatura na Justiça Eleitoral.

Veja a lista de promessas que David Almeida não cumpriu: 

  1. Aumentar em 50% os pedidos de registros de patentes na cidade
  2. Aumentar a matriz de produtos de exportação
  3. Implantar o projeto ‘Adote uma escola’ na SEMED
  4. Regulamentar projeto ‘Faixa Liberada’ para ajudar os ciclistas
  5. Reasfaltar toda a Av. Paraíba e deixar a via um tapete
  6. Implantar miniestações de ônibus climatizadas
  7. Implantar o projeto ‘Adote uma praça’
  8. Criar o projeto ‘ABC – Área de Baixo Carbono’
  9. Reduzir em 25% a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito
  10. Regularizar e integrar o transporte público alternativo
  11. Aumentar a velocidade média dos ônibus
  12. Implantar a Unidade Móvel de Saúde do Homem
  13. Implantar centrais de dispensação de medicamentos nos quatro distritos
  14. Ampliar o espaço físico do Centro de Reabilitação
  15. Reduzir em 10% a taxa de mortalidade infantil
  16. Ampliar os Centros de Especialidades Odontológicas e criar laboratórios de prótese
  17. Colocar Manaus entre as 3 cidades brasileiras mais transparentes
  18. Elaborar planos na área do turismo