Três candidatos a prefeito no Amazonas, Adail Pinheiro (Coari), Brena Dianná (Parintins) e professor Gilberto Vasconcelos (Manaus declararam ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não possuem R$ 1 em patrimônio. As declarações obrigatórias dos políticos estão disponíveis no site da Justiça Eleitoral.

Dos três, Adail Pinheiro é o que mais chama a atenção. Cacique político em Coari, a segunda cidade mais rica do Amazonas, Adail está  há mais de 20 anos no poder e lidera a família que comanda a cidade, incluindo ainda um filho deputado federal , Adail Filho, e uma filha deputada estadual, Mayara Pinheiro.

O “atestado de pobreza” de Adail contrasta com os processo em que foi condenado por suspostamente desviar milhões dos cofres públicos. Adail está nas ruas com uma campanha que inclui grande equipe de assessoria e vídeos produzidos nas redes sociais.

Em 2018, a Justiça Federal no Amazonas condenou o ex-prefeito de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), Adail Pinheiro, a pena de mais de 57 anos de prisão, em ação penal movida pelo Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, em decorrência da Operação Vorax. O ex-prefeito foi condenado por desvios de recursos públicos, lavagem de dinheiro, falsificação de documento público e particular, falsidade ideológica e corrupção.

O ex-prefeito, mesmo ciente das investigações e suspeitando que as conversas telefônicas pudessem estar sendo interceptadas, de acordo com a sentença, continuou a praticar crimes, como prova a apreensão, em maio de 2008, de R$ 7 milhões em uma casa em Coari.

BRENNA DIANÁ

Já Brenna é outro caso de pessoa pública sem dinheiro que chama a atenção.  Apesar da alegada “pobreza” a ex-Rainha do Folclore do Caprichoso por 10 anos ganhou fama, trabalhou como modelo, se mudou para Manaus e fez faculdade particular.

Mesmo “pobre”, ganhou título de Embaixadora do Folclore do Boi Caprichoso, foi Rainha do Peladão 2015 e Miss Amazonas 2016, bem como participou de programas de TV na Rede Globo e ainda é  pós-graduanda em Perícia Criminal e Investigação Forense pelo Instituto ESP Amazonas.

PROFESSOR

Ainda “na pobreza”, se elegeu vereadora com todas os benefício do cargo, e agora tenta conquistar a chave da cidade com apoio do governador Wilson Lima..

Dos três pobres, o candidato Gilberto Vasconcelos é o mais convincente. Vem da carreira docente, militar na esquerda radical do PSTU e nunca exerceu cargo público.

O QUE DIZ A LEI 

O sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi atualizado e passa a oferecer uma melhor experiência visual às usuárias e aos usuários que desejam explorar as bases de dados do Tribunal disponibilizadas na plataforma. Dentro de poucas semanas, a página começará a ser abastecida com as informações sobre os requerimentos de registro de candidaturas, bem como sobre a arrecadação e os gastos de campanha das pessoas que irão disputar as Eleições Municipais 2024.

A plataforma permite às cidadãs e aos cidadãos acessarem dados de eleições passadas. Possibilita, ainda, identificar o histórico de candidatas e de candidatos naqueles pleitos e que também pretendem disputar o deste ano.

Recortes

A página de entrada do DivulgaCandContas é bastante visual e intuitiva. A plataforma permite recortes nacionais, regionais, estaduais e municipais. Em poucas semanas, será possível visualizar as informações sobre a tramitação do requerimento de registro de cada candidata ou candidato (qual é o cargo pretendido, qual é a situação do registro, se a candidatura é por um partido isolado, uma federação ou uma coligação), assim como a declaração de bens apresentada, entre outros dados.

Todas as categorias relacionadas às campanhas para cada um dos cargos em disputa são facilmente acessíveis, como o ranking de doadores e o de fornecedores, a base de dados de doação do financiamento coletivo, o limite de gastos e a prestação de contas.

Um dos destaques do DivulgaCandContas é a página de estatísticas eleitorais, que vai além dos dados de quem está disputando as vagas. A página apresenta os números relacionados à evolução do eleitorado do país e de mesárias e mesários. Ao acessar as estatísticas, é possível ter uma compreensão do perfil sociodemográfico do contingente que irá às urnas no primeiro turno das Eleições 2024, em 6 de outubro.

Atualização permanente 

A atualização de informações é constante na plataforma e acompanha o calendário eleitoral. No menu superior à direita, há também acessos para as atas de convenções e para os documentos de diplomação das candidatas e dos candidatos.

O sistema DivulgaCandContas segue o processo eleitoral desde o registro das candidaturas até a diplomação das eleitas e dos eleitos, em dezembro. Após esse período, as bases de dados podem ser refinadas de acordo com o trabalho das equipes de dados e estatísticas do TSE.