Ao menos 49 dos 55 vereadores da Câmara Municipal de São Paulo informaram à CNN que pretendem concorrer a um novo mandato nas eleições municipais deste ano.
O número é semelhante ao observado nos pleitos de 2016 e 2020, quando 49 e 50 vereadores, respectivamente, foram às urnas em busca da reeleição.
Em 2016, dos 49 vereadores que se candidataram à reeleição, 32 (ou 65%) renovaram seus mandatos. Quatro anos depois, dos 50 que concorreram à reeleição, 33 (ou 66%) foram eleitos novamente.
Para cientistas políticos consultados pela CNN, esse quadro — que aponta que 89% dos parlamentares paulistanos buscarão manter seus cargos na eleição de outubro — é natural da política, com a busca pelo poder na democracia.
“A primeira coisa que os políticos fazem quando assumem o mandato é pensar na reeleição”, disse Eduardo Grin, cientista político e professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo. “Porque a política significa poder, que, no caso das democracias representativas, é sinônimo de mandato eletivo”.